A produção de resíduos de plástico é hoje em dia um dos temas mais debatidos e falados da atualidade, atingindo níveis de poluição alarmantes em todos os ecossistemas. O desenvolvimento sustentável obriga a uma tomada de consciência por parte de todos não podendo as entidades públicas ficar fora deste desenvolvimento e terem um papel proactivo nas entidades que estão sob sua alçada.
Em termos ambientais, os dados apontam que metade do plástico é usado apenas uma vez e o seu consumo dura em média 12 minutos.
Por minuto, são vendidas um milhão de garrafas e 91% deste plástico não é reciclado, sendo que este material leva entre 450 a 1.000 anos a decompor-se.
Tendo em conta a importância do papel do município nas questões ambientais em termos de iniciativa e incentivo nos seus próprios trabalhadores às boas práticas ambientais deverá, adotar uma política de poupança no que diz respeito à produção de resíduos de garrafas de água.
O projeto visa a implementação de uma campanha de sensibilização para o uso da água da torneira, fazendo campanhas de sensibilização em locais públicos, como mercados e feiras, largos e nas escolas. Nessas campanhas, além da oferta de panfletos de sensibilização, serão oferecidas garrafas reutilizáveis. Como o exemplo vem de cima, todos os funcionários do Município participarão numa campanha e irão receber uma garrafa, sendo proibido o uso de garrafas de uso único nos edifícios municipais. Conseguindo-se desta forma aumentar o incentivo ao consumo de água da rede, reduzir o impacte ambiental do município, nomeadamente no que toca às embalagens, tendo ainda um impacto económico benéfico e diário nos trabalhadores e população.
Serão adquiridas garrafas que são reutilizáveis e com cores e características que protegem da luz, mantendo as propriedades da água. São ergonómicas e ecológicas, dado que a sua utilização contribuirá para a diminuição dos resíduos não biodegradáveis do planeta.
Desta forma cada trabalhador/aluno/munícipe/visitante poderá ter a sua própria garrafa que passará a poder encher a mesma sempre que pretender passando a ter uma economia monetária e ambiental.
De igual forma serão realizadas ações de sensibilização aos funcionários municipais, sobre a temática da economia circular, o impacto que os plásticos têm no ambiente e a importância da diminuição do seu uso e da reciclagem. Nessas sessões serão entregues as garrafas a cada funcionário, assim como flyers temáticos.
Será implementado um Regulamento Municipal sobre o uso de plásticos nos edifícios e eventos municipais, onde serão definidas regras de proibição do seu uso, com incentivo ao uso das garrafas oferecidas e seu enchimento dos dispensadores/bebedouros. Assim como o uso de garrafas e copos de vidro em todas as reuniões municipais.
Será realizado uma conferência, sobre a temática da economia circular, o impacto que os plásticos têm no ambiente e a importância da diminuição do seu uso e da reciclagem, aberto á população escolar do 3º ciclo e á população em geral, onde será abordada a importância da diminuição do plástico descartável e onde será oferecido aos participantes uma garrafa reutilizável, que poderá ser enchida num dos fontanários públicos ligados a rede publica de abastecimento, assim como flyers temáticos.
Nos eventos municipais e apoiados pelo município, principalmente os desportivos e culturais, com maiores consumos de plásticos, serão feitas campanhas de sensibilização com colocação dos rol-ups e distribuição de flyers temáticos.