Bandeira Inglaterra (9cm x 5cm) na Casamata Tatical Gear  English Version click here

O Município da Nazaré na procura de melhoria continua, implementou a Norma ISO 13009:2015 tendo sido atribuído pela entidade responsável (SGS) após vistoria de verificação das condições disponibilizadas para a época balnear de 2023.

Esta Norma estabelece requisitos gerais e recomendações para operadores de praia que oferecem serviços turísticos e serviços aos visitantes. Fornece orientações tanto para os operadores de praia como para os utilizadores no que diz respeito à prestação de gestão e planeamento sustentáveis, propriedade das praias, infraestruturas sustentáveis e necessidades de prestação de serviços, incluindo segurança nas praias, informação e comunicação, limpeza e remoção de resíduos.

A ISO 13009:2015 é aplicável às praias durante a época balnear.

A praia da Nazaré assume uma importância em termos turísticos no últimos anos de maior relevo, sendo que a implementação desta norma, revela-se fundamental nas estratégias económicas, sociais, culturais e ambientais, para estabelecer uma política de proteção ambiental, humana e de bens, tal como aproveitamento de recursos de forma económica e racional.

Com a implementação da ISO 13009:2015, prevê-se uma monitorização continua de melhoria e certificação. Esta certificação contêm um conjunto de ações das quais o Município de Nazaré deverá atingir, bem como as concessões de praia. Identifica-se essas ações como:

  • Auditoria prévia, para atingir os requisitos obrigatórios;
  • Implementação, com o apoio especializado a fim de aplicar de forma correta os requisitos obrigatórios.
  • Certificação, com a realização de auditoria externa, por uma entidade certificadora, que ateste o cumprimento de todos os requisitos da ISO 13009:2015;
  • Divulgação, de resultados atingidos.

Os objetivos a qual o Município pretende que sejam atingíveis com a implementação desta norma, visa procurar uma maior sustentabilidade dos recursos naturais e serviços disponíveis na praia, dando ao utente uma escolha ecológica desses serviços e/ou produtos; Assegurar de forma eficaz e estruturada o controle de riscos; Cooperar para assegurar um ordenamento ambiental de excelência, e transmitir os resultados com toda a comunidade populacional.

Faça aqui a sua avaliação dos serviços do areal da Praia da Nazaré! – Make your beach review here!