Nos edifícios municipais, incluindo edifícios escolares, o projeto visa a implementação versus disponibilização de água purificada, através de uma dispensadora de água canalizada, a qual passa por um processo de purificação no interior da estação. Conseguindo-se desta forma aumentar o incentivo ao consumo de água da rede, reduzir o impacte ambiental do município, nomeadamente no que toca às embalagens, tendo ainda um impacto económico benéfico e diário nos trabalhadores e na comunidade escolar.

No âmbito desta ação pretende-se desenvolver uma mini-brochura digital em forma de infografias sobre a temática da poupança de água (como por exemplo, a utilização de água em atividades como a lavagem de dentes, banhos, formas de aproveitamento e utilização de água decorrente de precipitação), direcionado  para a comunidade jovem (1º e 2º ciclo) e para os agregados familiares, de forma a promover uma maior sensibilização ambiental e envolver as famílias na  aprendizagem sobre os fenómenos, ações e proteção do ambiente, desencadeando a reflexão, espírito crítico e mudança de comportamentos.

Serão realizadas sessões de sensibilização nas escolas, adaptadas às idades dos alunos, sobre a temática da economia circular, o impacto que os plásticos têm no ambiente e a importância da diminuição do seu uso e da reciclagem. Nessas sessões serão entregues as garrafas a cada aluno, assim como flyers temáticos.