No ano de 2017 o Município candidatou-se à Linha de Apoio ao Turismo Acessível do Turismo de Portugal, tendo sido aprovada a Candidatura Nazaré Praia para todos, que consistia na aquisição de estrados, rampas, ecopontos, lava-pés, pergulas, passadeiras de acesso à água, cadeira anfíbia, a certificação da praia, o painel 3D e a criação desta pagina. Num investimento global de 105.837,71€, com comparticipação do Turismo de Portugal em 90% a fundo perdido.

Com a instalação em 2018 do equipamento adquirido, candidatamos a Praia da Nazaré ao Prémio Praia Mais Acessível de Portugal, prémio esse que ganhamos.

 

O Município da Nazaré pretende, sempre, melhorar o acesso ao areal e à informação para todos os utentes da praia da Nazaré.

Para tal tem instaladas rampas para vencer o desnível para o areal, que ligam a um corredor de estrados, que percorre toda a praia, permitindo a acesso a todo o areal.

Em cada ponta dos estrados o corredor prolonga-se ate perto da linha de água, onde está instalada uma zona de sombra, com um espaço reservado a utentes com dificuldade de locomoção. Nesse espaço existe espaço com sombra, onde podem parar as cadeiras de rodas ou apoios de locomoção.

Junto ao espaço de sombra existe um espaço onde fica a cadeira anfíbia, para apoio aos utentes que pretenderem ir ao banho, com assistência.

Deste espaço sai também um tapete próprio para a areia, neutro à água do mar, que permitirá o acesso mesmo ate á linha de água. O tapete tem 25 metros de comprimento, o que permitirá ficar na zona de água sem risco.

Ao longo do corredor, junto ás rampas estão instalados lava-pés próprios para uso por cadeiras de roda, assim como ecopontos com dimensão para serem usados por cadeiras de rodas.

Estas medidas permitem o acesso ao areal a quem tem dificuldade de locomoção.

Os nadadores salvadores são formados para poderem dar apoio ao banho a utentes invisuais e com dificuldade de locomoção.

A pensar nos utentes com dificuldade de visão, foi criada a presente pagina web com informação sobre a praia e sobre os serviços disponibilizados na mesma. A pagina foi construída de forma simples e acessível, para permitir o acesso aos equipamentos de apoio á leitura.

Existe um modelo 3D da praia, com indicação em relevo, dos acessos e dos serviços, que permite aos utentes de visibilidade reduzida receberem a informação e usarem os serviços disponibilizados na praia.

As obras que tem sido realizadas na estrada da marginal criaram passadeiras elevadas, que permitem um melhor acesso entre os passeios, mas visto serem de calçada, tal como o passeio, colocaram-se marcas no piso, com indicação de que ali se encontra uma passadeira ou uma rampa de acesso ao areal, podendo assim o utente aceder ao areal de uma forma mais segura, desde qualquer lado da estrada.

As bandeiras de aviso ao banho existem também com a sinalização Coloradd, por forma a facilitar aos daltónicos uma maior segurança ao tomarem banho.

Na Biblioteca de Praia funciona o Centro Azul do Programa Bandeira Azul, onde se desenvolvem atividades de educação ambiental. Algumas das atividades foram adaptadas para poderem ser realizadas por utentes com deficiência, assim como o acesso à biblioteca. Havendo livros próprios para invisuais na biblioteca.

Depois de todos estes equipamentos instalados foi realizada a certificação da Praia da Nazaré, quer a nível da acessibilidade quer a nível da qualidade e ambiente,  o galardão de Praia Acessível e estando a decorrer o processo de certificação na ISO 14001:2015.

O município pretende que a praia da Nazaré seja um destino acessível de qualidade em que todos os utentes da praia podem dar uso á mesma de forma independente, sempre que o desejarem.