A primeira cobertura verde do Município da Nazaré vai ser instalada na Biblioteca Municipal, onde já se encontram equipamentos de AVAC e painéis solares para produção de energia elétrica.

A iniciativa, que integra a política ambiental da Autarquia, foi decidida por ocasião do 2º Dia Mundial das Coberturas Verdes, assinalado no passado dia 6 de junho, e marca mais um passo na concretização do corredor verde.

O Município aderiu, recentemente, às autarquias sem glifosato/herbicida da Quercus, tendo deixado de usar pesticidas desde 2019 para usar a monda térmica e deservagem manual, é membro da Associação Nacional de Coberturas Verdes desde setembro de 2019, prevendo aprovar em breve a Estratégia Local de Polinizadores, integrada na Iniciativa da União Europeia sobre Polinizadores Selvagens.

Uma cobertura verde é uma cobertura ajardinada, com espaços ajardinados sobre uma cobertura tradicional que passa a estar tapada por plantas e terra vegetal, sobrepostas sobre um sistema de impermeabilização.

Entre as vantagens destes telhados verdes estão a retenção de água da chuva; melhoria do microclima e consequente redução do efeito de ilha de calor; Promoção da melhoria da qualidade do ar, através da captação de CO2, produção de oxigénio, bem como através da retenção de poeiras e partículas em suspensão no ar; Diminuição do ruído; Promoção da biodiversidade; Redução de custos energéticos pelo isolamento térmico que conferem aos edifícios; Redução dos custos de manutenção dos edifícios através da proteção da impermeabilização e redução dos custos energéticos; Valorização imobiliária; e Possibilidade de produção de alimentos locais frescos.