As Praias do Salgado (Famalicão) e da Nazaré voltaram a ser distinguidas com o Galardão “Qualidade de Ouro”, pela Associação Nacional de Conservação da Natureza (Quercus).
A Quercus atribui, no início de cada época balnear, esta classificação de “Praias com Qualidade de Ouro” aos destinos balneares do país cujas águas balneares apresentem os melhores resultados em termos de qualidade.
O galardão é atribuído de acordo com critérios estabelecidos pela própria entidade e com base na informação pública oficial, disponibilizada pela Agência Portuguesa do Ambiente.
Para receber a classificação de praia com qualidade de ouro, a água balnear tem de respeitar, entre outros, os critérios de qualidade da água excelente nas quatro últimas épocas balneares e obtido resultados melhores que os valores definidos para águas costeiras e de transição.
O objetivo da Quercus é realçar as praias que ao longo de vários anos apresentam sistematicamente uma água balnear de boa qualidade ou qualidade excelente (tendo em conta a classificação da legislação em vigor), e que, nesse sentido, oferecem assim uma maior fiabilidade no que respeita à qualidade da água.
“É um reconhecimento pela qualidade destes dois locais de férias e lazer para muitos, e também pelo esforço de investimento que a Câmara tem vindo a fazer em várias frentes, tais como as infraestruturas ambientais, de que foi exemplo a remoção do antigo apoio de Praia (BUBAS) no Salgado com limpeza do areal, ou a atribuição da Norma Europeia que atesta a elevada qualidade da Praia da Nazaré, tendo o Município sido o primeiro a nível nacional a receber o certificado ISO 14001:2015 pela coordenação da manutenção da estância balnear”, diz Walter Chicharro, Presidente de Câmara da Nazaré.
O autarca destaca que para a qualidade das águas também contribuíram as ações e investimentos no “sistema público de drenagem de águas pluviais e de saneamento”, reduzindo as fontes de poluição.