Esta herbácea encontra-se em vários pontos no Parque da Pedralva (junto ao lago, e caminho de acesso ao parque junto ao WC), que sofreu uma requalificação paisagística entre o ano 2022 e 2023, onde foram adicionadas mais de 50 espécies, entre elas, árvores, arbustos e herbáceas.


Pervinca

A Pervinca, com o nome científico, Vinca minor é uma planta arbustiva da família Apocynaceae, também conhecida como Congonha, Congossa, Congossa-menor, Pervinca-menor e Sempre-noiva.

Trata-se de uma espécie presente no território português, nativa da Europa Central e Meridional, de França ao norte dos Países Baixos e dos Estados Bálticos, a leste do Cáucaso, e também do sudoeste da Ásia na Turquia.

Classificação científica:

ReinoPlantae
CladoTraqueófitas
CladoAngiospérmicas
CladoEudicotiledôneas
CladoAstéridas
OrdemGenitianales
FamíliaApocynaceae
GéneroVinca
EspécieV. menor
fonte: Wikipedia, 2023.

A Pervinca é um  subarbusto rasteiro, espalhando-se ao longo do solo e enraizando ao longo dos caules para formar grandes colônias clonais e ocasionalmente embaralhando até 40 centímetros de altura, mas nunca geminando ou escalando.

As folhas são perenes, opostas, de 2 a 4,5 centímetros de comprimento e de 1 a 2,5 centímetros de largura, verde escuro brilhante com uma textura coriácea.

Possui flores azuis solitárias na extremidade de longos pedúnculos, nas axilas das folhas. A corola tem 5 pétalas soldadas na base, com um círculo branco.

Os frutos são folículos duplos que se desenvolvem a partir de cada flor.

A espécie é comumente cultivada como cobertura do solo em jardins temperados por sua folhagem sempre verde, flores de primavera e verão, é facilmente cultivada e de forma densa que sufoca a maioria das ervas daninhas.

A floração dá-se entre Março e Maio.

(fonte: Wikipedia, 2023)

Referência: https://www.inaturalist.org/taxa/55844-Vinca-minor