Esta pequena árvore encontra-se em vários pontos no Parque da Pedralva (nas escadas de acesso ao monte branco, junto à estrada e no acesso à saída do lado da pederneira), que sofreu uma requalificação paisagística entre o ano 2022 e 2023, onde foram adicionadas mais de 50 espécies, entre elas, árvores, arbustos e herbáceas.

Pilriteiro


O pilriteiro, é uma espécie de árvore espinheiro branco, que pertence à família das Rosaceae, com nome científico de, Crataegus monogyna, em Portugal, é também conhecida como abronceiro, branco-espinha, crambulheiro, combroeiro, corníolo, escalheiro, escambrulheiro, estrapoeiro, estrepeiro, pílrito, pirliteiro. Nativa da Europa, do noroeste da África e da Ásia Ocidental.

Esta espécie é bastante resistente e robusto e pode viver até 500 anos de idade, e em Portugal é abundante um pouco por todo o país, sendo mais raro a sul. Pode encontrar-se em bosques caducifólios ou mistos, em carvalhais e sobreirais e na margem das linhas de água.

Classificação científica:

ReinoPlantae
CladoAngiospérmicas
CladoEudicotiledóneas
CladoRosídeas
FamíliaRosaceae
GéneroCrataegus
EspécieC. monogyna
fonte: Wikipedia, 2023.

O pilriteiro tem uma copa arredondada e é de folha caduca. As suas folhas simples, com margem bastante recortada e de cor verde-escuro e brilhante na página superior e verde mate na página inferior, caiem durante a estação mais fria. Esta estratégia é um mecanismo de defesa que algumas plantas encontraram para melhor resistirem ao frio do inverno, renovando-as na primavera seguinte.

As pequenas flores perfumadas, de cor branca ou rosada, encontram-se agrupadas em inflorescências, designadas como corimbo – tipo de cacho em que as hastes florais, mesmo partindo de pontos diversos, alcançam todas uma altura semelhante. A floração ocorre intensamente durante os meses de fevereiro e maio. Em Inglaterra é conhecida como Maytree, por a floração ocorrer essencialmente em Maio.

O fruto, o pilrito, é um pomo carnudo, semelhante a uma pequena maçã. Com uma forma globosa ou ovóide, de cor vermelho vivo, só tem um caroço e surge em julho, amadurecendo no outono.

(fonte: Wikipedia, 2023)

Referência: https://www.inaturalist.org/taxa/51147-Crataegus-monogyna