Eficiência Energética nos Edifícios

Quase 1,5 milhões de imóveis em Portugal já têm classificação energética. A Certificação Energética de Edifícios (SCE), sistema gerido pela ADENE, permite aos portugueses disporem de uma ferramenta de avaliação e validação independente do desempenho energético dos seus imóveis, bem como uma caracterização das oportunidades de melhoria que podem ser adotadas de forma a que as casas sejam mais eficientes, poupando na fatura energética e melhorando o seu conforto e saúde.

A certificação energética permite que no momento da compra ou arrendamento de uma casa, o cidadão esteja já informado sobre o desempenho energético da mesma, permitindo ir além das tradicionais considerações relativas à arquitetura, aos acabamentos, ao preço e ao local. Aspetos como o nível de isolamento da envolvente, os materiais de construção, a eficiência dos sistemas técnicos instalados, as energias renováveis, por um lado, e os possíveis consumos de energia e emissões de CO2 por outro, passam a ser do seu conhecimento.

No quadro da sua estratégia de aprofundamento e valorização da eficiência energética nos edifícios em Portugal, a ADENE promoveu um estudo de opinião junto dos consumidores. Com vista a dar resposta às melhorias sugeridas, o formato e o conteúdo do Certificado Energético estão em alteração, de forma a tornar mais evidente que a eficiência energética oferece, quer um bom retorno financeiro, quer benefícios de conforto e saúde. Este processo conta com o contributo de diversos agentes do mercado, que vão desde os consumidores até entidades visadas pela certificação energética. Com estes contributos, será possível criar um novo modelo de certificado, garantindo um melhor conhecimento e adesão voluntária ao Certificado Energético.

Certificação Energética dos Edifícios (SCE)

Certificar é Valorizar

 

A ADENE gere a Certificação Energética dos Edifícios (SCE) que faz parte desse conjunto de políticas energéticas no setor dos edifícios e constitui-se hoje como a principal ferramenta para avaliação do desempenho energético dos edifícios. Implementado em 2007 por via da transposição da Diretiva Europeia relativa ao Desempenho Energético dos Edifícios (EPBD), permitiu acompanhar a evolução legislativa da eficiência energética, aliada à promoção das condições de conforto térmico e da qualidade do ar interior nos edifícios.

Certificar é Valorizar

A nova campanha “Certificar é Valorizar” pretende mostrar aos portugueses a importância do Certificado Energético e o impacto que pode ter nas suas vidas.