Esta árvore encontra-se em vários pontos no Parque da Pedralva (nos caminhos do parque da pedralva), que sofreu uma requalificação paisagística entre o ano 2022 e 2023, onde foram adicionadas mais de 50 espécies, entre elas, árvores, arbustos e herbáceas.


Faia

A faia-europeia (Fagus sylvatica), é uma espécie do género Fagus, árvore de folha caduca pertencente à família Fagaceae.

Muito embora seja apresentada como nativa do sul e do centro da Europa, existem registos fósseis da sua presença no Norte de Portugal.

Classificação científica:

ReinoPlantae
DivisãoMagnoliophyta
ClasseMagnoliopsida
OrdemFagales
FamíliaFagaceae
GéneroFagus
EspécieF.sylvatica
fonte: Wikipedia, 2023.

É uma árvore graciosa que pode crescer até 40 metros de altura. A copa é cónica e estreita nos exemplares mais jovens. Nas árvores mais velhas é larga, arredondada e muito ramificada. O tronco tem casca lisa e tons claros.

Possui folhas ovais, com margens dentadas e coloração prateada na face inferior. As flores são unissexuais, em glomérulos. O fruto é uma noz com semente oleaginosa comestível.

É uma espécie característica de montanha, cresce em encostas e no fundo dos vales e tem preferência por estações mais frias e húmidas.

Prefere zonas de sombra, sobretudo nas idades mais jovens, e tem preferência por solos delgados, profundos, ligeiros e bem drenados, mas com boa disponibilidade de água e com pH alcalino. É resistente aos frios do inverno, embora não seja tolerante às geadas tardias.

Tem um crescimento muito lento, sobretudo nos primeiros 10 anos de vida, podendo atingir cerca de 30 metros aos 100 anos. Em média, uma faia pode viver de 200 a 250 anos.

(fonte: Wikipedia, 2023)

Referência: https://www.inaturalist.org/taxa/54227-Fagus-sylvatica