De modo a alterar a prática generalizada no nosso país do uso dos herbicidas para controlo de plantas infestantes (também designadas de espontâneas ou daninhas), nomeadamente por parte das autarquias locais, a Quercus lançou uma campanha em março de 2014, com a colaboração da Plataforma Transgénicos Fora.
Há alternativas viáveis ao controlo de plantas infestantes sem o uso de herbicidas que assentam numa abordagem mais alargada de olhar o espaço público colocando a saúde pública e o ambiente em primeiro lugar.
A mobilização dos cidadãos é fundamental: veja algumas ideias e sugestões na secção mais abaixo “O que o cidadão pode fazer?”.
Nesse sentido o Município da Nazaré aprovou em reunião de Câmara e assinou o Manifesto “Autarquia sem Glifosato/Herbicidas” com a Quercus.
A Quercus tem procurado dar apoio para a melhoria do desempenho das autarquias que já abandonaram os herbicidas e às que estão em processo de transição e continua a desenvolver um trabalho de sensibilização das autarquias e da população em geral para os impactos dos herbicidas e suas alternativas, nomeadamente através da participação e organização de encontros e debates públicos.
A SAÚDE NÃO TEM PREÇO, AJUDE-NOS A MELHORAR A SAÚDE DE TODOS!