No enquadramento da redução do plástico e consumo sustentável de água da torneira. O município pretende em cooperação com parceiros do canal HORECA promover de forma mais assertiva o consumo de água da torneira. Neste sentido, foi desenvolvido um selo de qualidade certificativo para as entidades que disponibilizem água da torneira gratuitamente aos residentes e visitantes do concelho. No mesmo contexto, foi desenvolvido e disponibilizado um regulamento de acesso para as entidades que pretendam integrar na iniciativa. Com o desenvolvimento desta fase, pretende-se promover ações de replicação ou scaleup das boas práticas do município, desenvolvendo serviços sustentáveis a uma escala municipal e num futuro próximo à escala regional/nacional.