“O Mar começa aqui” – Centro Escolar de Famalicão
O projeto “O Mar Começa Aqui”, aberto a todas as escolas da rede Eco-Escolas, tem como objetivo sensibilizar para o facto de que “tudo o que cai no chão acaba por ir parar ao mar”. A iniciativa envolve a pintura de sarjetas dentro e fora do recinto escolar, recorrendo a tintas ecológicas, de forma a alertar a comunidade para a importância de proteger o ambiente e os oceanos.
O Centro Escolar de Famalicão recebeu uma Menção Honrosa no Concurso Regional Águas do Tejo Atlântico, no ano letivo 2024-2025, sendo distinguido pela primeira vez.
O desenho vencedor do CE Famalicão transmite a mensagem: “Neste trabalho quis mostrar que todo o lixo que é deitado para o chão irá parar ao mar. Devemos cuidar do nosso mar!”
link: Águas Tejo Atlântico
link: Notícia ABAAE






Autores das pinturas:
Alunos do 4ºano do letivo 2024-25 do Centro Escolar da Famalicão.
“O Mar começa aqui” – Escola EB Norte
O projeto “O Mar Começa Aqui”, aberto a todas as escolas da rede Eco-Escolas, pretende transmitir a mensagem de que “tudo o que cai no chão vai parar ao mar”. A iniciativa consiste na pintura de sarjetas dentro e fora do recinto escolar, utilizando tintas ecológicas, para sensibilizar a comunidade para a proteção do ambiente e dos oceanos.
A EB Norte (Centro Escolar da Nazaré) conquistou o 3.º lugar no Concurso Regional Águas do Tejo Atlântico, no ano letivo 2023-2024, sendo distinguida pelo segundo ano consecutivo.
O desenho vencedor da CE Nazaré transmite a mensagem: “Na sarjeta começa o mar, que é o mesmo que eu vejo do farol da minha terra — o lugar onde observamos as ondas gigantes, mas também onde existe vida. Não poluir aqui significa ter ondas sem lixo e peixes saudáveis.”
link: Águas Tejo Atlântico
link: Notícia ABAAE








Autores das pinturas:
Alunos do 3ºano do letivo 2024-25 do Centro Escolar da Nazaré.
“O Mar começa aqui”
O projeto “O Mar Começa Aqui”, aberto a todos os municípios e escolas da rede Eco-Escolas que pretendam trabalhar os temas da biodiversidade marinha e dos resíduos, tem como principal objetivo transmitir a mensagem de que “tudo o que cai no chão acaba no mar”. A atividade consiste na pintura de sarjetas dentro e fora do recinto escolar, utilizando tintas ecológicas, reforçando a importância da responsabilidade individual e coletiva na proteção dos ecossistemas marinhos.
Graças ao empenho, trabalho e dedicação de todas as escolas e instituições do concelho, a iniciativa “O Mar Começa Aqui” foi distinguida com o 1.º lugar – Prémio Ex-aequo, pela divulgação promovida pelo Município da Nazaré e pela forte colaboração com as escolas. No ano letivo 2024-2025, participaram cerca de 88 municípios de todas as regiões do país, dos quais 10 submeteram trabalhos a concurso. Prémio atribuído pelo segundo ano consecutivo.
link: Notícia ABAAE





Autores das pinturas:
Alunos do Centro Escolar da Nazaré, Centro Escolar de Famalicão, Centro Escolar de Valado dos Frades, Externato Dom Fuas Roupinho, Escola Profissional da Nazaré.
“Muros com vida”
O projeto “Muros com Vida”, aberto a todos os municípios e escolas da rede Eco-Escolas, dirige-se a quem pretende trabalhar os temas da biodiversidade/geodiversidade e dos espaços exteriores. Esta iniciativa procura transmitir a importância dos ecossistemas que nos rodeiam e que são diariamente afetados pelas atividades humanas.
A atividade consiste na pintura de muros dentro e fora do recinto escolar, utilizando tintas ecológicas. Cada escola participante é desafiada a deixar a sua mensagem através desta forma de arte, promovendo a expressão criativa e a sensibilização ambiental.
Graças ao esforço, trabalho e dedicação de todas as escolas e instituições do concelho, o projeto “Muros com Vida” alcançou o 2.º lugar a nível nacional, pela divulgação realizada pelo Município da Nazaré e pela forte colaboração com as escolas. No ano letivo 2024-2025, participaram cerca de 70 municípios, de todas as regiões do país, dos quais 10 submeteram trabalhos a concurso. Prémio esse que é alcançado pelo segundo ano consecutivo.
link: Notícia Município
link: Notícia ABAAE






Autores das pinturas:
Alunos do Centro Escolar da Nazaré, Centro Escolar de Famalicão, Centro Escolar de Valado dos Frades, Externato Dom Fuas Roupinho, Escola Profissional da Nazaré.
Jovens Repórteres para o Ambiente
No âmbito do programa Eco-Escolas, instituições como o Externato Dom Fuas Roupinho e a Escola Profissional da Nazaré desenvolvem com os seus alunos diversos temas ambientais através do programa internacional JRA – Jovens Repórteres para o Ambiente, promovido pela Foundation for Environmental Education e implementado em Portugal pela ABAAE. Este programa procura fomentar uma cidadania ativa e participativa, com destaque para a vertente do jornalismo ambiental.
A Escola Profissional da Nazaré (EPN) alcançou uma distinção no Concurso Internacional YRE, através do seu podcast “H2On”, um trabalho que se destacou entre os projetos apresentados por jovens repórteres de vários países.
Os finalistas do Concurso Internacional Jovens Repórteres para o Ambiente (YRE) 2025 foram avaliados por um júri internacional. Este ano, o concurso recebeu 234 trabalhos provenientes de 20 países, todos inspirados no tema “Restauro dos Ecossistemas”.
Entre estas participações, 62 reportagens foram selecionadas para a fase final, das quais 37 se destacaram, sendo reconhecidas como vencedoras da competição internacional.
Portugal esteve entre os países distinguidos, apresentando trabalhos de elevada qualidade, que evidenciam o empenho, a criatividade e a dedicação dos jovens repórteres portugueses.
YRE Competition – Podcast H2On
Link – Notícia ABAAE


“Muros com vida”
O projeto “Muros com vida” aberto a todos os municípios e escolas da rede Eco-Escolas que pretendam trabalhar o tema biodiversidade/geodiversidade e espaços exteriores, é uma atividade que transmitir a mensagem da importância dos ecossistemas que nos rodeiam e que são diariamente afetados. Esta atividade consiste na pintura de muros dentro e fora do recinto escolar, recorrendo a tintas ecológicas e cabe a cada escola que participa deixar a sua mensagem, através desta forma de arte.
Com esforço, trabalho e dedicação de todas as escolas/instituições no concelho, a atividade “Muros com vida”, foi premiada com uma Premiação Ex-aequo pela divulgação feita pelo Município da Nazaré e colaboração com as escolas, no qual participaram cerca de 71 municípios, de todas as regiões do país, tendo 18 submetido trabalhos a concurso, no ano letivo 2023-2024.
link: Notícia Município
link: Notícia ABAAE






Autores das pinturas:
Alunos do Centro Escolar da Nazaré, Centro Escolar de Famalicão, Centro Escolar de Valado dos Frades, Externato Dom Fuas Roupinho, Escola Profissional da Nazaré.
“O Mar começa aqui” – Escola EB Norte
O projeto “O Mar começa aqui” aberto a todas as escolas da rede Eco-Escolas, é uma atividade que pretende passar a mensagem de que “tudo o que cai no chão, vai parar ao mar” e consiste na pintura de sarjetas dentro e fora do recinto escolar, recorrendo a tintas ecológicas.
A EB Norte (Centro Escolar da Nazaré), com desenho do sumidouro da aluna Olívia pintado com a ajuda dos colegas da turma N-3B venceu Concurso Regional Águas do Tejo Atlântico, partilhando o primeiro lugar em ex-aequo com a Escola Básica Vasco [Odivelas] e com o Centro Educação Especial Rainha D. Leonor [Caldas da Rainha], no ano letivo 2023-2024.
O desenho vencedor da Nazaré comunica “o que acontece com a poluição vinda das fábricas e da população, canalizada para o mar, através dos sumidouros. Outra parte da imagem evidencia a harmonia da Natureza sem poluição.”
link: Notícia Município
link: Notícia ABAAE



Autores das pinturas:
Autora do desenho a aluna Olivia do N-3B do ano letivo 2023-2024 e colegas da turma na elaboração da pintura do Centro Escolar da Nazaré.
“O Mar começa aqui”
O projeto “O Mar começa aqui” aberto a todos os municípios e escolas da rede Eco-Escolas que pretendam trabalhar o tema biodiversidade marinha e resíduos, é uma atividade que pretende passar a mensagem de que “tudo o que cai no chão, vai parar ao mar” e consiste na pintura de sarjetas dentro e fora do recinto escolar, recorrendo a tintas ecológicas.
Com esforço, trabalho e dedicação de todas as escolas/instituições no concelho, a atividade “O Mar começa aqui”, foi premiada com uma Premiação 1º lugar Ex-aequo pela divulgação feita pelo Município da Nazaré e colaboração com as escolas, no qual participaram cerca de 96 municípios, de todas as regiões do país, tendo 25 submetido trabalhos a concurso, no ano letivo 2023-2024.
link: Notícia Município
link: Notícia ABAAE







Autores das pinturas:
Alunos do Centro Escolar da Nazaré, Centro Escolar de Famalicão, Centro Escolar de Valado dos Frades, Externato Dom Fuas Roupinho, Escola Profissional da Nazaré e Universidade Sénior da Nazaré.
Jovens Repórteres para o Ambiente
Dentro do contexto do Eco-Escolas, escolas como o Externato Dom Fuas Roupinho e a Escola Profissional da Nazaré, também trabalham com os seus alunos os diversos temas para o ambiente neste programa internacional da Foundation for Environmental Education, denominado JRA (Jovens Repórteres para o Ambiente) implementado em Portugal pela ABAAE, que pretende contribuir para o treino do exercício de uma cidadania ativa e participativa, enfatizando a vertente do jornalismo ambiental.
No âmbito deste programa a EPN (Escola Profissional da Nazaré) obteve o prémio de reportagem do mês de janeiro, e ainda o 3ºlugar no Concurso Nacional do JRA 2024 com o Podcast “H2On”.
Reportagem EPN – Podcast H2On
Classificação – Notícia ABAAE


Autores do Podcast:
Anton Bondarenko, Daniel Jesus, David Marques, David Koja, Gonçalo Florência, Isaque Rabelo, Lara Santos, Óscar Xiang, Ruben Domingos, Sónia Silva, Tiago Vicente, Lara Sousa, Gonçalo Almeida, Daniel Reis, Daniela Santos, Sidney Loureiro
“O Mar começa aqui”
O projeto “O Mar começa aqui” aberto a todos os municípios e escolas da rede Eco-Escolas que pretendam trabalhar o tema biodiversidade marinha e resíduos, é uma atividade que pretende passar a mensagem de que “tudo o que cai no chão, vai parar ao mar” e consiste na pintura de sarjetas dentro e fora do recinto escolar, recorrendo a tintas ecológicas.
Com esforço, trabalho e dedicação de todas as escolas/instituições no concelho, a atividade “O Mar começa aqui”, foi premiada com uma Menção Honrosa pela divulgação feita pelo Município da Nazaré e colaboração com as escolas, no qual participaram mais de 100 municípios, de todas as regiões do país, tendo 32 submetido trabalhos a concurso, no ano letivo 2022-2023.
link: Notícia Município
link: Notícia ABAAE







Autores das pinturas:
Alunos do Centro Escolar da Nazaré, Centro Escolar de Famalicão, Centro Escolar de Valado dos Frades, Externato Dom Fuas Roupinho, Escola Profissional da Nazaré e Universidade Sénior da Nazaré.
Eco Agrupamento
O Agrupamento de Escolas da Nazaré atingiu pela primeira vez no ano letivo de 2021/22, o diploma de participação pelo envolvimento de todas as suas escolas no programa do Eco-Escolas, o qual repetiu no ano letivo 2022/23, 2023/24 e 2024/25. Este diploma é apenas atribuído aos agrupamentos de escolas públicas, que implementam com sucesso o programa em todas as suas escolas das quais fazem parte.




Agrupamento de Escolas da Nazaré:
Jardim de Infância Bairro dos Pescadores, Centro Escolar da Nazaré-EB Norte, Centro Escolar de Valado dos Frades, Centro Escolar de Famalicão e Escola Básica e Secundária Amadeu Gaudêncio.
Município Eco-Escolas
O Município da Nazaré, atingiu pela primeira vez no ano letivo de 2021/22, o diploma de taxa de implementação de 100% pelo envolvimento de todas as suas escolas (públicas e privadas) no programa do Eco-Escolas, o qual repetiu no ano letivo seguinte 2022/23, com um total de 10 Eco-Escolas e de igual forma no ano letivo 2023/24. No ano letivo 2024/25, foi atribuído pela primeira vez, 11 galardões de eco-escolas. Este diploma é apenas atribuído quando a totalidade das escolas conseguem obter o galardão da bandeira verde, e que implementam com sucesso o programa.



Escolas do programa Eco-Escolas do Município:
Jardim de Infância Bairro dos Pescadores, Jardim de Infância Confraria Nossa Senhora da Nazaré, Jardim de Infância Centro Social de Valado dos Frades, Jardim de Infância Centro Social da Freguesia de Famalicão, Centro Escolar da Nazaré-EB Norte, Centro Escolar de Valado dos Frades, Centro Escolar de Famalicão, Escola Básica e Secundária Amadeu Gaudêncio, Escola Profissional da Nazaré, Externato Dom Fuas Roupinho, Universidade Sénior da Nazaré.
Jovens Repórteres para o Ambiente
Dentro do contexto do Eco-Escolas, escolas como o Externato Dom Fuas Roupinho e a Escola Profissional da Nazaré, também trabalham com os seus alunos os diversos temas para o ambiente neste programa internacional da Foundation for Environmental Education, denominado JRA (Jovens Reporteres para o Ambiente) implementado em Portugal pela ABAAE, que pretende contribuir para o treino do exercício de uma cidadania ativa e participativa, enfatizando a vertente do jornalismo ambiental.
No âmbito deste programa a EPN (Escola Profissional da Nazaré) obteve o 1º lugar na modalidade de Fotocampanha no Concurso Nacional de JRA 2022 com a reportagem “Novo lixo é para sempre”.
Reportagem EPN – “Novo lixo é para sempre”
Classificação – Notícia ABAAE




Autores da Reportagem:
Denilson Andrade, Duarte Ferreira, Fábio Calado, Ian Silva, Martim Vicente, Matilde Ribeiro, Mikaelle Silva, Nikoloz Abesadze, Pedro Pires, Rodrigo Travis, Tomás Santos.




