Esta árvore de fruto encontra-se em vários pontos no Parque da Pedralva (nas escadas de acesso ao monte branco, junto à estrada e no acesso à saída do lado da pederneira), que sofreu uma requalificação paisagística entre o ano 2022 e 2023, onde foram adicionadas mais de 50 espécies, entre elas, árvores, arbustos e herbáceas.

Medronheiro


O medronheiro, é uma espécie de árvore frutífera e ornamental da família Ericaceae, com nome científico de, Arbustos Unedo, é também conhecida como meródios, ervedeiro e êrvedo ou êrvedo. Nativa da região mediterrânica e Europa Ocidental podendo ser encontrada tanto a norte como a oeste de França e Irlanda.

Esta espécie sobrevive em zonas de elevado declive, e em Portugal encontra-se em maior concentração nas Serras do Caldeirão e Monchique. O seu fruto é denominado de medronho.

Classificação científica:

ReinoPlantae
DivisãoMagnoliophyta
ClasseMagnoliopsida
OrdemEricales
FamíliaEricaceae
GéneroArbutus
EspécieA. unedo
fonte: Wikipedia, 2023.

O medronheiro tem normalmente um crescimento do tipo arbustivo até uma altura de aproximadamente 5 metros com ramos eretos, que brotam do tronco a partir de 0,50 metros do solo e que são também bastante espaçados entre si.

As folhas são persistentes, lanceoladas, com 8 por 3 cm, lauroides, serradas ou serrilhadas, de coloração verde brilhante na face superior, fosca na face inferior, com pecíolo com até 8 mm de comprimento

O fruto, de 15 a 40 mm de comprimento, é uma baga globosa, tuberculado, vermelho quando maduro, com 5 lóculos polispérmicos. As sementes são pequenas, cinzentas e angulosas.

Este fruto tem várias aplicações consoante a cultura e País onde se encontra, desde mel, compotas, geleias, uso farmacológico, a aguardente de medronho.

(fonte: Wikipedia, 2023)

Referência: https://www.inaturalist.org/taxa/82689-Arbutus-unedo