Este arbusto encontra-se em vários pontos no Parque da Pedralva (em redor do Miradouro do Monte Branco), que sofreu uma requalificação paisagística entre o ano 2022 e 2023, onde foram adicionadas mais de 50 espécies, entre elas, árvores, arbustos e herbáceas.

Urze


A Urze, com o nome científico de Calluna vulgaris, é a única espécie vegetal do género Calluna, pertencente à família Ericaceae. Trata-se de um arbusto anão que surge em todas as ilhas dos Açores, na ilha da Madeira e na maior parte da Europa continental.

Dá ainda pelos nomes comuns de quebra-panelasqueiró-das-ilhastorga-ordinária, urze-roxamongariçaleiva e rapa.

Classificação científica:

ReinoPlantae
DivisãoMagnoliophyta
ClasseMagnoliopsida
OrdemEricales
FamíliaEricaceae
GéneroCalluna
EspécieC.vulgaris
fonte: Wikipedia, 2023.

É uma espécie arbustiva verde, amplamente ramificada. É dotada de folhas (amplexicaule) pequenas, com margens com revolução e com duas aurículas, que se protraem à retaguarda, conferindo à folha um feitio triangular.

Dispõe de pedúnculos com várias bractéolas, formando um invólucro imediatamente sob a flor. A coroa e o cálice da flor são rosa-claro.

As partes aéreas floridas têm propriedades  adstringentes, colagogas (ação sobre a vesicula biliar), antissépticas, depurativas, sudoríficas, expetorantes, podendo inclusiva ser usadas para confecionar sedativos ligeiros e vasoconstritores. Historicamente, conheceu uso na preparação de mezinhas no tratamento da artrite, reumatismo e frieiras.

Na mesma linha de conta, as infusões dos rebentos das flores desta planta também foram usadas, como mezinhas, no tratamento de infeções das vias urinárias, da hiperuricemia, da gota, do reumatismo, da hipertensão arterial.

Também chegou a ser usada para fazer unguentos tópicos para combater eczemas e infeções orofaríngeas e vulvares.

(fonte: Wikipedia, 2023)

Referência: https://www.inaturalist.org/taxa/119450-Calluna-vulgaris