Este arbusto encontra-se em vários pontos no Parque da Pedralva (junto ao lago, nas escadas de acesso ao monte branco, junto à estrada e no acesso à saída do lado da pederneira), que sofreu uma requalificação paisagística entre o ano 2022 e 2023, onde foram adicionadas mais de 50 espécies, entre elas, árvores, arbustos e herbáceas.

Abélia

A Abélia, trata-se de um arbusto de folha caduca ou semi-perene, com múltiplas hastes, com ramos arredondados, espalhados ou graciosamente arqueados, com uma altura de 1 a 1,8 m.

A Linnaea – grandiflora, sinónimo de Abelia -grandiflora, é uma espécie híbrida de planta com flor da família das madressilvas Caprifoliaceae, obtida por hibridação de L. chinensis com L. uniflora.

O epíteto específico tricuspidata significa três pontas, referindo-se à forma da folha.

As folhas são ovais, brilhantes, verde-escuras e têm 2 a 6 cm de comprimento.

As flores perfumadas são produzidas em cachos, brancas, tingidas de rosa, em forma de sino, com 2 cm de comprimento. Ao contrário da maioria dos arbustos floridos em cultivo, a espécie floresce desde o final do Verão até ao Outono.

Classificação científica:

ReinoPlantae
DivisãoMagnoliophyta
ClasseMagnoliopsida
OrdemDipsacales
FamíliaLinnaeaceae
GéneroAbelia
EspécieA.grandiflora
fonte: Wikipedia, 2023.

A Abelia-grandiflora foi cultivada pela primeira vez em 1886 no viveiro Rovelli em Pallanza (actualmente Verbania), no Lago Maggiore, em Itália. É utilizada como planta ornamental em plantações de espécimes em jardins ou em bordaduras mistas com outros arbustos.

Embora relativamente fácil de cultivar, não é totalmente resistente e requer uma posição abrigada a pleno sol.

A Abélia prefere solos húmidos, organicamente ricos e com boa drenagem. A propagação é feita por estacas.

Esta planta ainda é amplamente listada na Austrália e no Reino Unido sob o nome de Abélia.

(fonte: Wikipedia, 2023)

Referência: https://www.inaturalist.org/taxa/170458-Abelia—grandiflora