O Município da Nazaré procura fazer a sua parte na redução de resíduos, reutilização e na reciclagem, os já famosos 3R. Para tal em todos os seus edifícios existem ecopontos. Em todas as actividades que leva a cabo, seja em edifícios, na praia ou noutro local do concelho tem sempre o cuidado de colocar ecopontos, prova disso são os ecopontos existentes na praia.
Alem disso tem o cuidado na aquisição de produtos, do seu impacto ambiental, prova disso foi a recente aquisição de estrados para o areal, que são feitos de plástico reciclado, em vez de utilizar materiais retirados da natureza.
As Actividades de Educação Ambiental que levamos a cabo, seja nas escolas seja na praia, tem sempre uma forte componente de sensibilização para este assunto.
Os resíduos que não são reciclados vão para o aterro, os reciclados ganham uma nova vida. Todos temos de ajudar.

Como sabemos, a reciclagem só é possível se, em casa e no trabalho, fizermos a separação dos resíduos e os colocarmos nos ecopontos.

Depois de colocados nos ecopontos, os materiais vão para as Estações de Triagem onde é efetuada uma seleção mais rigorosa.

Uma vez feita a triagem, o lixo é compactado e enfardado por tipo de material, sendo posteriormente transportado para as Empresas Recicladoras.

Nestas o que antes era lixo, passa a ser um novo produto, ganha uma nova forma e volta a entrar na cadeia de produção.

Em vez de ir buscar matérias primas à natureza, retirando aquilo que é de todos, utilizamos o que já cá está, o que não é mais preciso.

Separar tem muitas vantagens não só a nível ambiental mas também económico.

 

Mais vantagens em reciclar:

Poupar Energia – produzir materiais a partir de resíduos consome menos energia do que fazê-los através de matérias-primas virgens. Muitos dos recursos energéticos que se poupam são fontes de energia não renováveis, como é o caso do carvão.

Economizar Matérias-Primas – utilizar resíduos provenientes da recolha seletiva, é um dos meios mais eficazes de poupança de matérias-primas virgens, como a madeira, a areia, o estanho ou o alumínio. A reciclagem do plástico contribui para uma diminuição do consumo de petróleo. A valorização das embalagens de metal permite poupar minérios. Utilizar vidro reciclado na produção de novas embalagens poupa os leitos dos rios de onde são retiradas as areias usadas para produzir este material. A utilização de pasta de papel reciclada e a reciclagem de embalagens de madeira evita o abate de milhares de árvores.

Desviar estes resíduos do aterro sanitário.

Gerar centenas de postos de trabalho em Portugal.

 

Apresentamos de seguida dois vídeos produzidos pela Valorsul que nos explica um pouco o seu processo.

 

A Valorsul lança-nos ainda o desafio de conhecer o seu jogo Recycle Bingo.

Ajude-nos a recompensar os mais Amigos do ambiente.

A nova versão do Recycle BinGo já chegou ao seu Município. Depois de uma primeira versão experimental – com mais de 34 mil downloads – O Recycle BinGo2 lança agora um conjunto de novas funcionalidades que permitem aos próprios Municípios tirar muito melhor partido da aplicação.

Como sabe, o Recycle BinGo utiliza a geolocalização para saber quando um utilizador está junto do seu Ecoponto. E recompensa-o em cada visita. O utilizador vai juntando EcoMoedas que depois pode trocar por prémios (como EcoBags, vales de desconto no supermercado, lojas, conteúdos multimédia, etc.).

E é precisamente neste capítulo que o Recycle BinGo2 traz uma grande novidade:

Através da georeferenciação, o Recycle BinGo2 permite ter, na área de prémios, uma oferta exclusiva para a sua região.

Ou seja, permite por exemplo oferecer incentivos na oferta cultural, no comércio local,  no lazer e turismo da sua região – aumentando a notoriedade e o interesse pelo seu município, pela aplicação e, claro, fomentando a separação.

Como é que se pode juntar a nós? Divulgando junto do tecido empresarial do seu município esta novidade. Aproveitando, enquanto município, oferecendo incentivos na oferta desportiva e cultural municipal, nos transportes ou qualquer outro tipo de oferta que possa interessar aos habitantes da sua região. A oferta pode ser um voucher ou um desconto e pode estar disponível para todo o país ou apenas para a sua região.

É o que se chama uma Win, Win… Win Situation – porque afinal, ganha a sua região, ganha o seu município e, claro, ganha o ambiente.

Se ainda não o tem no seu smartphone, aproveite para o descarregar – estamos certos de que vai gostar. http://recyclebingo.pt/