Pelo segundo consecutivo, a praia da Nazaré, obtém, a título individual, o certificado de Green Destinations por práticas sustentáveis que conciliam tipicidade com modernidade

 

A Praia da Nazaré está na lista das 100 melhores histórias mundiais Green Destinations, revelada durante a Conferência do Prémio 2023, evento anual, que, este ano, decorreu na Estónia.

A lista Top 100 promove as histórias de iniciativas e projetos inovadores, bem como iniciativas e projetos eficazes de destinos que trabalham para um desenvolvimento sustentável, a nível mundial.

A Nazaré apresenta-se como um destino sustentável pelas boas práticas ambientais, inseridas no seu plano de gestão da praia, e descarbonização, através do planeamento de uma vila mais vocacionada para a mobilidade e usufruto de locais e visitantes, opção por transportes mais amigos do ambiente e criação de zonas aprazíveis e com sombra em detrimento do uso de veículos com recurso a combustíveis fósseis, um dos responsáveis pelas emissões de gases poluentes para a atmosfera.

A melhoria das acessibilidades ao longo da marginal que acompanha a praia, a elevação das passadeiras para peões, a eliminação de barreiras para facilitar a mobilidade a cidadãos portadores de deficiência; os projetos educativos dedicados ao ambiente e conservação das espécies (dinamizadas na biblioteca de praia durante o verão e durante todo o ano junto das escolas do ensino básico do 1º ciclo e pré-escolar), as ações destinadas à inclusão de todas e todos (sistema coloradd, informações em braille, acessibilidade até ao areal, cadeira de rodas anfíbia indicada para facilitar o acesso à praia e ao mar a pessoas com mobilidade reduzida, instalação de depósitos destinados à separação do lixo); serviços disponibilizados (balneários e sanitários) contam na apreciação das candidaturas submetidas a mais um galardão de qualidade dos destinos turísticos.

A inovação conjugada com a preservação de costumes e tradições, que funcionam como mais um atrativo qualitativo do destino que, conhecido pelas suas origens ligadas ao mar, à tipicidade, conserva as especificidades sem deixar de apostar na inovação que tem chegado ao mundo pela rebeldia feroz das ondas gigantes da praia do Norte e a ousadia dos atletas de alta competição que aqui se dirigem, com as suas marcas e patrocinadores, para vencerem os seus limites e figurarem no maior livro do mundo de recordes.

Recorde-se que a praia da Nazaré tem vindo a hastear, ao longo de várias épocas balneares, a Bandeira Azul, Quality Coast Gold Award, Praia de Ouro (Quercus), Praia Acessível, Prémio Regiões 5 estrelas na categoria “Praias” e possui a certificação ISSO 14001:2025, galardões que certificam o destino como seguro e com qualidade na oferta e nas condições que oferece a quem a procura.

O Green Destinations Top 100 Stories é um concurso anual organizado pela Green Destinations. A 9ª edição gerou uma coleção inspiradora de Histórias de Boas Práticas de destinos resilientes em todo o mundo. Estas boas práticas serão partilhadas com gestores de destinos, operadores turísticos e visitantes para facilitar a partilha de conhecimentos no sector do turismo. Ao contar as suas histórias, as organizações de gestão podem ser reconhecidas pelas soluções que implementaram em resposta aos desafios e problemas do turismo sustentável.

“Com o sector do turismo a enfrentar tempos difíceis nos últimos anos, a resiliência e o trabalho árduo destes destinos para se tornarem mais responsáveis devem ser celebrados”, refere a organização.