A Câmara da Nazaré vai assegurar a gestão da Lagoa de Valado dos Frades no âmbito de um protocolo de colaboração com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), aprovado por unanimidade na reunião de Câmara, na passada segunda-feira.

O acordo entre as duas entidades tem como fim a cedência (a título precário e oneroso) da gestão da área de visitação e fruição pública da Lagoa.

O Município compromete-se a potenciar a sua “excecional aptidão enquanto espaço público de lazer e local privilegiado para o desenvolvimento de atividades turísticas, desportivas, lúdicas e pedagógicas”.

Diversificar e melhorar as condições de visitação e fruição pública da Lagoa do Valado e das áreas envolventes são as principais metas da Autarquia para aquele local, onde serão criadas novas infraestruturas e equipamentos de apoio ao recreio e lazer. A requalificação do atual Parque de Merendas será outra das intervenções.

O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICN) é, atualmente, a entidade responsável pela gestão deste espaço, integrado na Mata Nacional, uma área com aproximadamente 1500 hectares, localizada entre as freguesias da Nazaré e de Valado dos Frades.