O Município da Nazaré tem vindo a procurar melhorar as condições de acesso á praia para visitantes com deficiência. Sendo praia acessível há já vários anos. É também nesse sentido que foi criada a Nazaré Praia para Todos.

 

 

Nesse sentido temos vindo a instalar diversos equipamentos para melhorar esse acesso.
Na remodelação feita na marginal foram aumentados os números de lugares reservados a deficientes.
As passadeiras são agora elevadas, permitindo o acesso do parqueamento ao passeio do lado mar, sem mudanças de nível do pavimento.
Nas passadeiras foram instalados sinalizadores para os invisuais detetaram o inicio da passadeira, visto o pavimento ser de calçada, no passeio e na passadeira.

 

 

Na marginal foram colocadas 8 rampas acessíveis de acesso ao areal, que permitem vencer o desnível do passeio para a areia sem dificuldade.

 

 

Essas rampas foram dotadas com os sinalizadores para invisuais para permitir detetar onde a rampa se encontra e onde está a sua entrada.

 

 

Estas rampas dão acesso a estrados que correm paralelos á marginal e que permitem acesso ao areal, ao longo da praia.

 

 

Junto a estes estrados estão instalados recipientes para recolha do lixo comum e ecopontos. A sua instalação foi feita para ficar a um nível de acesso mais baixo, para permitir serem utilizados por todos.

 

 

Estão também instalados lava-pés, que foram adquiridos tendo em consideração o acesso ás cadeiras, permitindo a cadeira encostar e chegar á zona de lavagem, assim como ao botão que aciona a água.

 

 

Ao longo do areal foram colocadas placas indicativas que indicam as duas zonas que foram criadas com zona de sombreamento e acesso á zona de banho.

 

 

Como referido foram criadas duas zonas com acesso ate á zona de banhos, uma na zona mais norte da praia e uma junto ao estádio do Viveiro.

 

 

Nessas zonas foram instaladas pérgulas para parqueamento e sombra.

 

 

Essa zona é restrita a utentes de mobilidade reduzida.

 

 

É também nesta zona que tem inicio o tapete de acesso à zona de banhos.

 

 

E é também a partir desta zona que se pode ter acesso ao banho assistido.

 

 

Sendo que existem duas cadeiras à disposição dos utentes da praia, tendo horários com banho assistido, bastando solicitar aos nadadores salvadores o uso das mesmas.

 

 

Junto à Biblioteca de Praia está igualmente instalado um mapa em relevo, com indicações em braile, para auxiliar os invisuais a identificar onde se encontram os serviços disponíveis a praia.

 

 

A praia tem também instalado o sistema ColorAdd para daltónico, que é utilizado nas bandeias de aviso ao banho.

 

 

Nos ecopontos ao longo da praia e em todas as indicações de cor.

 

 

Ao longo da praia estão instalados painéis de informação, sobre a praia e o galardão bandeira Azul, e com um mapa de serviços.

 

 

Estão também instalados suportes com cinzeiros, disponíveis a todos, para uso na praia, assim como ações de sensibilização como o traga 3.

 

 

A Biblioteca de Praia é o nosso Centro Azul, base das actividades de Educação Ambiental e ponto de apoio na praia, onde se encontram colaboradores que estão disponíveis para ajudar.

 

 

No sentido de divulgar estas instalações e serviços, criamos também a pagina praiaparatodos.cm-nazare.pt, construída de forma a ser facilmente utilizada equipamentos de leitura para utentes invisuais.

 

 

Com definições que permitem o aumento de letra.

 

 

Ou a mudança de contraste.

 

 

Com toda a informação da praia, incluindo qualidade da água, ar e areia.

 

E com informações sobre os galardões atribuídos á praia da Nazaré

 

 

E indicando os eventos/Ações de Sensibilização Ambiental que levamos a cabo.

 

 

A praia da Nazaré foi também este ano certificada com a ISSO 14001:2015, certificado internacional de qualidade ambiental, cuja informação se encontra também nesta pagina.

 

 

Em 2019 juntámos as infraestruturas e equipamentos existentes, canadianas anfíbias, que podem ser requisitadas no Centro Azul / Biblioteca de Praia.

 

 

Adquirimos uma nova estrutura para o Centro Azul/Biblioteca de Praia, tendo melhorado os acessos á local, com uma nova rampa e estrados a ligar da mesma à frente da estrutura.