A Nazaré faz parte de um pequeno grupo de Municípios portugueses com esta certificação enquanto entidade gestora da praia.

O Município da Nazaré recebeu, no início de Outubro de 2023, o certificado de conformidade da ISO 13009-2015, atribuído pela entidade responsável (SGS), após a vistoria, realizada no verão deste ano, destinada à verificação das condições de bem-estar e segurança disponibilizadas aos banhistas durante a época balnear 2023.

“Queremos ser, cada vez mais, uma praia de referência, e ir melhorando os seus vários aspetos”, declarou o vereador da Câmara Municipal, Orlando Rodrigues.

Por sua vez, a entidade responsável pela certificação ambiental internacional manifestou a vontade de “continuar a trabalhar [com a Nazaré] para manter este registo de melhoria”.

A implementação da Norma ISO 13009:2015 (Serviços de turismo e afins – Requisitos e recomendações para operar numa praia) nos apoios de praia pretende contribuir para a valorização e sustentabilidade do território, garantindo a prestação de um serviço de qualidade, que integre os valores das comunidades costeiras e respeite a sensibilidade ecológica local.

A aplicação de uma política de gestão integrada da zona costeira contribui para a coesão territorial num quadro de desenvolvimento económico e ambientalmente sustentável, traduzindo-se, no território, numa abordagem equilibrada nas vertentes da proteção dos valores naturais, a salvaguarda de pessoas e bens, bem como no aproveitamento económico e racional de recursos.

A norma ISO 13009:2015 é, deste ponto de vista, um importante instrumento de monitorização e “melhoria contínua, permitindo ainda a certificação da praia”, explicou o vereador com este pelouro.

A Nazaré é um de três municípios portugueses com esta certificação (Torres Vedras, Açores e Nazaré), que avalia os serviços turísticos e aos visitantes. A nível nacional é a única praia pública com a cerificação ISO 14001:2015, que avalia a gestão de aspetos ambientais que uma organização pode usar para melhorar o desempenho ambiental. No global, é a única praia pública portuguesa a reunir ambos certificados.