A Nazaré reforçou a rede municipal de recolha seletiva com a instalação de mais 6 contentores para o depósito de Óleos Alimentares Usados (OAU) na freguesia da Nazaré.

Os atuais 18 pontos de recolha existentes no concelho encontram-se junto dos ecopontos ou locais de acesso regular por parte dos munícipes para a deposição de outros resíduos ou reciclagem.

O óleo alimentar usado deverá estar isento de molhos, restos de comida ou detergentes, devendo ser acondicionado em garrafas de plástico fechadas. Os óleos minerais e lubrificantes de viaturas e máquinas não devem ser colocados nestes depósitos.

A correta gestão deste resíduo, permite, entre outros aspetos, o desvio de OAU da rede de drenagem de águas residuais, a redução dos custos de tratamento nas ETARs (Estações de Tratamento de Águas Residuais) e os níveis de contaminação dos cursos de água naturais.

Localização dos 18 oleões do concelho:

Rua dos Fundadores e Rua Almada Negreiros (Rio Novo); Rua William Beckford (Urbisol); Rua Vieira Natividade (Cerâmica); Rua Professora Yolanda Freitas (Camarção); Rui Gil Eanes (Tapada); Rua do Mercado (junto ao Parque Estacionamento Subterrâneo); Rua Mouzinho de Albuquerque (junto aos CTT); Caminho Real (Pederneira, próximo do café Charrua); Rua 5 de Junho (Rio Novo); Avenida de Badajoz (Camarção); Rua dos Tanques (Sítio); Rua Maritony (Sítio, junto ao cruzamento com a Rua Capitão Pombo); Rua do Ribatejo (Areal); Rua 1 de Maio (Fanhais, junto à passagem de nível); Rua das Hortas (Valado dos Frades, junto à Pia do Gado); Rua Luís Monterroso (Valado dos Frades, junto ao Centro Escolar) e Rua do Camarção (Famalicão, próximo da Junta de Freguesia).